Dicas para compra da primeira casa de madeira

Se você batalhou a sua vida toda para alcançar o sonho da casa própria, sabe o quanto são decisões difíceis. E que, mesmo assim, após chegar até o desejado lar, muitas burocracias, estudos, meditações e discussões foram incluídas na sua rotina.

Dicas para compra da primeira casa de madeira

Depois de buscar, juntar e decidir, o sonho da casa própria não estará de fato concluído até que você passe realmente a morar no imóvel. E para isto, depois de tudo acertado, será necessário aguardar o período de construção – nos casos de casa nova. Angustia e ansiedade são os sentimentos mais comuns até que a chave abra a porta que tenha no interior do imóvel as possibilidades de realmente ter um lugar para se fixar.

Como forma de facilitar esse processo e acelerar a construção do lar, cada vez mais é maior o número de pessoas que escolhem por casas pré-fabricadas. Estas casas são vendidas em placas prontas para a estruturação das paredes e telhados, que são produzidos já montado nos locais de produção e entregues.

Com um terreno já plano, os custos de compra, montagem e prazo são bem menores do que as tradicionais construções em alvenaria. O resultado é um lar mais econômico e cheio de charme para você chamar de seu.
Sege algumas dicas iniciais de casas pré-fabricadas em modelos e estilos que são o sonho de qualquer pessoa.

Vai construir sua casa de Madeira? Saiba qual tipo de madeira e melhor para sua construção 

Custos

Certamente a sua primeira preocupação ao ouvir falar em casas pré-fabricadas os custos. Serão caras? As casas pré-fabricadas, seja em madeira ou concreto, têm um custo que podem chegar a até 50% do valor do que se gasta com a construção de uma casa comum de alvenaria.

Se você comprar as peças já prontas, o custo com a mão de obra será menor, assim como o momento de montagem. O que pode encarecer um pouco mais a obra é a precisão de deixar o terreno em condições planas, já que a casa terá a fundação direta no solo. Depois de nivelado o terreno, o período até a entrega total da casa será muito curto.

Rapidez

Assim como o custo para a construção de uma casa pré-fabricada, outra vantagem que chama muito a atenção é quanto ao período de construção de um lar já pré-moldado. Enquanto que as tradições casa de alvenaria levam, no mínimo, 90 dias para serem construídas, as casas pré-moldadas levam um período muito menor, chegando a ter sua estrutura completamente pronta entre 3 e 6 semanas.

Manutenção

A manutenção de uma casa pré-fabricada é semelhante às tradicionais casas de alvenaria. O intervalo de cinco anos é o interessante uma manutenção elétrica e hidráulica, para que a casa proporcione sempre as melhores condições para a moradia. No caso de construções em madeira, é necessário que as madeiras recebam um tratamento completo adequado às variações climáticas.

Em geral as empresas que fornecem estes tipos de casa fornecem todas as informações técnicas pelos tipos de tratamentos pelos quais passaram as madeiras. Não é indicado a compra de casas de madeiras cruas e, no caso de placas de concreto, certifique se de que o material está devidamente tratado com impermeabilizantes.

Madeira x Concreto

As casas pré-moldadas em madeira são as mais comuns e tradicionais no mercado. A instalação com madeiras mantém, em geral, um visual mais igual quanto a textura. A manutenção deverá ser realizada com maior frequência e é sempre indispensável ter uma observação mais próxima quanto ao estado das madeiras.

Já as casas pré-moldadas de concreto dão uma variedade maior quanto aos modelos oferecidos no mercado. As estruturas de concreto oferecem maior resistência e, com isso, a menor necessidade de uma manutenção constante.
Quanto a temperatura ambiente, ambas oferecem boas condições para uma moradia agradável e podem ser planejadas ainda com aberturas que facilitem a ventilação no local. No final, a sua percepção pessoal é que definirá qual o modelo a ser comprado para ser o seu lar.

Estilo

Os arquitetos não costumam economizar quanto ao bom gosto e estilo empregados na construção de uma casa pré-fabricada. Têm diversos estilos, como sobrados, casas mais alongadas, com janelas amplas, varandas amplas e outros detalhes que se somam às suas preferências.

O modelo mais comum, nos casos de construções em concreto é o de estrutura mais ampla e em formato retangular. Já para as casas de madeira, o modelo em formato de chalé é sempre o mais procurado. Existe também a probabilidade de somar ambos elementos na construção do lar. Ter uma boa ideia em mente e contar com um profissional.

Dicas para compra da primeira casa de madeira

Interior

Assim como são simpáticas as fachadas de uma casa pré-fabricada, o interior delas não deve ser menos acolhedor. Com a presença forte da madeira ou concreto, conforme o modelo escolhido, o interior em tamanho reduzido e ambientes integrados permitem excelentes oportunidades de manter uma decoração aconchegante.

Pagamento e financiamento

As construtoras consultadas costumam oferecer diversas formas de pagamento. Além da negociação à vista, pode-se combinar o parcelamento de acordo com o cronograma da obra.

Há aquelas que aceitam veículos como parte do valor, trabalham com sistema de crédito pré-aprovado, cartas de crédito, consórcio e cartão BNDES, entre outros. Outra possibilidade, que não diretamente com os fabricantes, é por meio da Caixa Econômica Federal, que financia imóveis de madeira já construídos ou por construir.

Quando a área úmida é de alvenaria, pode-se financiar 100% do valor; quando não, o financiamento máximo cai para 80%. Em ambos os casos, o limite é de 15 anos. Já o Programa Minha Casa Minha Vida não contempla moradias pré-fabricadas.

Cuidados

Entre os cuidados principais, estão: a manutenção constante da estrutura de madeira, a sucessiva manutenção para que o terreno esteja sempre em condições alinhadas ao imóvel, o cuidado com a procedência dos materiais que serão utilizados para a montagem da casa.

Outros cuidados comuns à manutenção das tradicionais casas de alvenaria também devem ser tomados ao longo do período de moradia.

No mais, é só aproveitar o aconchego das casas pré-fabricadas e fazer com que a decoração a torne o melhor lugar do mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *