Passo a passo de construção de uma casa de madeira

A construção de casa em madeira é o mais usado em alguns países, principalmente da América do Norte, Europa. o sistema balão, foi desenvolvido nos Estados Unidos, E vem sendo usada desde então. O sistema balão é uma construção muito bonita formada de madeira pequenas na transversal. Esse sistema raramente se usa no Brasil, devido a falta de técnica e de alguns materiais básicos, como painéis e perfis de madeira de tamanhos adequados.

Passo a passo de construção de uma casa de madeira

A fundação é uma base de apoio ao piso da construção. tem basicamente três formas diferentes: laje de fundação ou “radier”, sapata corrida de concreto armado, ou pilotis simplesmente cravados no terreno ou apoiados sobre blocos. A escolha do tipo de fundação depende do terreno. O piso pode ser de vários materiais: madeira, cerâmica e concreto. De preferência a madeira já secas, para evitar futuras frestas, ou mesmo estalos na madeira.

Geralmente a madeira usada na construção de casas são madeira maciça que não atraem cupins, são elas:

1. Maçaranduba ou Paraju: madeira escura, bem vermelho-amarronzada

• Angelim Pedra: madeira de cor castanho avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas

• Grápia, Garapa ou Amarelinho: madeira de cor bege amarelada ou bege rosada
• Ipê: madeira de cor pardo-acastanhado ou pardo-claro

• Itaúba: madeira de cor amarelo-esverdeado.

Pode se fazer necessário o tratamento do terreno contra cupins, afim de dar mais durabilidade a madeira contra cupins, embora toda a madeira da casa em construção dever ser já previamente tratada contra os cupins, pois assim terá mais durabilidade.

A madeira tem uma ótima durabilidade, tomando as medidas necessárias, contra os cupins e umidade, a vida útil e de aproximadamente 100 anos.
A madeira é um isolante térmico natural, retendo poucas volume de ar, retendo o calor ou o frio. A manutenção anual consiste em lavagem externa da casa, e a cada 5 anos a aplicação de verniz. A construção fica em torno de 20% mais barata que a alvenaria.

A construção:

Vamos exemplificar com uma fundação de radier, que nada mais é do que uma fundação ,rasa que distribui o peso da casa de forma balanceada. Geralmente, este tipo de fundação aguenta o peso de ate 4 ou 5 pavimentos. Neste tipo de fundação é preciso esta bem ciente da forma da casa, pois é necessário marcar onde estará as instalações hidráulicas e em alguns casos também as elétricas .

Depois de tudo planejado armasse a treliça e concretas se esperando a secagem por um período de 72 horas para começar de fato a construção da casa.

Para a fixação das vigas de sustentação é necessário que se merca onde ela será fixada, e marcada para que se faça os furos no concreto para com uma broca própria e depois fixando os parafusos com a chave correta para manter bem presa ao chão. Normalmente se usa um suporte de ferro para dar maior sustentação.

O que é barrote?

É uma peça de madeira na qual fica na laje, para que se construa o piso de madeira. O barrote é colocado sobre o piso da fundação com espaçamento de 30cm entre si, e aplica se o o.s.b (um tipo de tacume de madeira) bem pregado aos barrotes para fazer um contra piso. O osb oferece uma base lisa para receber qualquer tipo de piso.

O que é o.s.b?

uma espécie de tacume, de madeira tipo uma folha grande e lisa de madeira que pregada ao chão ou a parede, torna -se reta para receber piso, ou mesmo a massa corrida em paredes. As vigas de madeiras são necessárias para apoio de sustentação e distribuição de peso no telhado.

Paredes construídas de perfis metálicos ou de madeira e estruturadas com painéis de OSB tem grande resistência A estrutura das paredes suportam o peso do telhado, por isto é importante um bom vigamento. As paredes geralmente usa tesoura para suportar um maior peso do telhado.

O baldrame, e a soleira deve ter uma impermeabilização para não ter contato com a umidade, para assim dar uma maior durabilidade a madeira.
os painéis de piso pode ser feita antes ou mesmo depois que forem feita a parede e o telhado, onde ficará instaladas as portas e janelas necessita de estrutura especial, ou seja as chamadas vergas para suportar o peso, não fazendo com que ele desça sobre as portas e janelas para não empenar.

Como são as vergas?

São estruturas de madeira com um pequeno tamanho, que funcionam como vigas para distribuição do peso na estrutura como portas e janelas.

E a contra verga é a mesma estrutura da verga porém fica na parte baixa da janela ou porta fazendo um tipo de ligação entre as estruturas. Terminada a parte estrutural se usara o, osb para fechamento de parede tomando cuidado de marcar as tomadas e colocar todo o encanamento de água e luz, tudo já pronto fecha as paredes com as placas de osb. É recomendável o uso de uma manta impermeável na parede externa, evitando que a umidade infiltre na madeira. fazendo isto pode ser dar o acabamento de madeira externo. ou usando a massa apropriada para exterior.

Nas paredes internas, pode-se usar uma massa fina e receber a pintura, ou mesmo usar verniz e deixar as madeiras expostas.

As paredes internas que dividem os cômodos são da mesma altura da parede externa. Existe muitos telhados mais leves são eles, fibrocimento, e fibro-asfálticas, mais ainda no Brasil se usa muito as telhas de barro(tipo colonial)
A pré fabricação tem sido o meio mais econômico na construção de casas de madeira, tornando o custo beneficio satisfatório. Não tirando o charme e o ambiente aconchegante de uma casa que não seja pré fabricada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *